1- Carro : A compra de um carro é, na maioria das vezes, um passivo e não um ativo. Ele perde valor ao longo do tempo, requer manutenção, combustível, segurança… tudo isso gera despesas constantes. Embora facilite sua locomoção, dificilmente ele vai valorizar ao ponto de dar lucro.
2️- Casa Própria : Para muitas pessoas, ter a casa própria é um sonho. No entanto, é importante entender que, financeiramente, uma casa onde você mora é um bem que custa, não gera renda direta. A menos que seja uma propriedade para aluguel, ela não traz retorno financeiro. Além disso, há despesas com manutenção, IPTU, condomínio e seguros que devem ser considerados.
3- consórcio : Consórcios são muito populares no Brasil, mas é bom lembrar que eles não são investimentos. O consórcio é uma forma de compra parcelada, sem juros, mas com taxas de administração. Você não está aplicando seu dinheiro em algo que se valoriza, e sim guardando para uma compra futura. Ele pode ajudar a organização, mas não gera retorno financeiro.
4️- Título de Capitalização : Títulos de capitalização costumam ser vendidos como uma forma de poupança, mas na realidade não são investimentos. Você guarda dinheiro esperando ser sorteado, mas o valor aplicado rende pouco ou nada, e os “prêmios” são incertos. É mais vantajoso procurar alternativas que realmente rendam.
Lembre -se: investir é tudo aquilo que coloca mais dinheiro no seu bolso. Antes de aplicar seu dinheiro, pergunte se aquele produto ou bem realmente vai gerar retorno financeiro e contribuir para o crescimento de seu patrimônio.
Quer aprender a identificar investimentos verdadeiros e fazer seu dinheiro crescer de verdade? Então você precisa conhecer as Minhas Finanças em Ordem, um treinamento completo para você dar passos rumo à sua autonomia financeira.