Primeiro, o consórcio é uma carta de crédito, o que significa que não é um investimento e que você vai pagando parcelas mensais, com alguns adicionais de juros anuais, com a possibilidade de ser sorteado antes da última parcela do seu consórcio. Se você for contemplado, pegue o valor da carta de crédito e continue pagando as parcelas do consórcio.
“No passado, eu fiz um consórcio e, quando estava quase terminando de pagar, fui contemplado. Porém, na época, peguei o valor acumulado até então e cancelei o consórcio. No meu caso, vale a pena; na época, eu não entendi nada de organização financeira e só fiz o consórcio porque meu gerente ofereceu. Como, na minha cabeça na época, parecia vantajoso, eu fiz.”
Agora, voltando ao assunto, como você sabe se um consórcio é para você? Preparei algumas perguntas para você pensar a respeito:
Lembrando que uma carta de consórcio não é um investimento, mas pode ser usada estrategicamente como um meio para ajudar na melhoria da aquisição do bem que você está buscando.
Além de entender mais sobre o consórcio, você quer aprender a dominar sua vida financeira e colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor? Então você precisa conhecer a Minhas Finanças em Ordem, um treinamento completo para você dar passos rumo à sua autonomia financeira.